Método Billings>Sensação

Você precisa estar despertada para que qualquer muco cervical possa influenciar a sensação na vulva.

A vulva possui uma elevada densidade de células sensoriais que são capazes de detectar pequenas quantidades de corrimento que chegam do cérvix e/ou da vagina. Não utilize o dedo para procurar e identificar a sensação.

As observações são feitas sem contato genital anterior, para que as observações não sejam confundidas por quaisquer secreções devido a relações sexuais ou contato.

A consciência da sensação na vulva pode ser suprimida ou confundida ao vestir roupas apertadas ou meia-calça.

Não há muitas palavras diferentes que as mulheres utilizam para descrever as sensações na vulva. As sensações experimentadas vão de "seca" a "molhada", e de "pegajosa" a "escorregadia". "Seca" é a sensação menos fértil e "escorregadia" é a sensação mais fértil.

Um padrão de desenvolvimento mutável ocorre um pouco antes do Ápice. Ele culmina numa sensação escorregadia.

Algumas mulheres não conseguem distinguir entre os vários significados do termo "molhada". Se você sente molhada, então utilize a designação "molhada". No entanto, leve em conta se "úmida" ou "pegajosa" seria mais adequado para descrever. As mulheres sentem molhada quando a menstruação começa. Talvez você sinta molhada e escorregadia às vezes perto do Ápice, e neste caso escorregadia é mais significativa.

A palavra "seca" é a descrição normal utilizada no caso onde não se sente nada.

Registrar a informação geral no campo observações.

Use sempre a(s) mesma(s) palavra(s) para descrever um sintoma recorrente.

Um padrão fértil muda diariamente, evoluindo de uma sensação pegajosa ou levemente úmida a escorregadia, muitas vezes com fios visíveis de muco límpidos ou turvos até o sintoma do Ápice, quando a vulva é escorregadia, edemaciada e tem uma enorme sensibilidade.

Aparecimento